quinta-feira, 18 de junho de 2015

Glaucoma

          O glaucoma é uma doença que ocorre quando existe um aumento da pressão intraocular, o que pode levar à lesão do nervo ótico, comprometendo definitivamente a visão. A principal causa de cegueira irreversível no país, com mais de um milhão de casos registrados.

A doença é perigosa porque normalmente não apresenta sintomas até estar em um estagio avançado, sua evolução é silenciosa. Os pacientes não sentem nada até que comecem a perder parte da visão, e nesse momento, o dano instalado  é irreversível. Pode ocorrer em qualquer idade, mas costuma aparecer a partir dos 40 anos. Atingindo cerca de 2% dos brasileiros acima de 40 anos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem aproximadamente 65 milhões glaucomatosos em todo o mundo, a cada ano surgem mais 2,4 milhões de novos portadores da doença.

Pessoas com mais de 40 anos, negros, diabéticos, pessoas que fazem uso prolongado de corticosteroides e quem tem casos de glaucoma na família estão mais sujeitos a desenvolver a doença. Para a prevenção é importante consultar uma vez por ano o oftalmologista, principalmente as pessoas com fatores de riscos. O exame é simples e rápido. Em menos de cinco minutos, o paciente fica sabendo o nível da pressão ocular.

O tratamento inicial é clinico, a base de colírios ou com medicamentos via oral, para pacientes em casos mais avançados a recomendação é tratamento cirúrgico.

 
Danielle Renck

Luciano Chaves

 
Fonte: Zero Hora

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário