sábado, 30 de maio de 2015

Pneumonia

A pneumonia é uma reação inflamatória do pulmão, causada por vários microrganismos, como as bactérias e vírus. Muitas vezes é provocada por causas desconhecidas ou por agentes nocivos inalados. Há fatores que contribui para o aparecimento dessa doença como lesão pulmonar por problema cardíaco ou respiratório, doença pulmonar (bronquite, enfisema), asma, exposição constante a ambientes tóxicos e cigarro. Pode aparecer também como consequência ao efeito de algum medicamento.

A própria idade é um fator isolado de risco na pneumonia, pois com o avançar da idade o sistema imunológico de defesa fica mais fraco. A gripe também deixa o corpo mais suscetível a essa doença e a melhor prevenção é vacinar o idoso contra as pneumonias causadas por vírus e alguns tipos de bactérias a partir dos 60 anos. As pessoas idosas também precisam evitar o contato com quem estiver gripado e ter uma alimentação saudável e hidratação adequada.

Os principais sintomas da pneumonia são tosse, expectoração com secreção amarelada, uma ou outra vez com sangue, dor no tórax, falta de ar e febre. Para caracterizar a doença um ou vários desses sinais podem aparecer, mas muitas vezes o idoso não apresenta nenhum sintoma, pois com o envelhecimento existe uma menor capacidade do organismo de reagir aos ataques. Por isso é importante a família estar atenta a qualquer alteração de comportamento, falta de apetite, sonolência e alteração do estado de consciência, como a desorientação.

A evolução da doença depende da condição prévia de cada pessoa e de quanto o pulmão foi comprometido, além da capacidade do agente causador se multiplicar. O diagnostico precoce reduz a chance de mortalidade.

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Gripe e campanha de vacinação

Gripe é o nome dado a uma doença altamente contagiosa que afeta o sistema respiratório, provocada por um vírus capaz de sofrer mutações com bastante frequência: o Influenzavírus, ou somente influenza. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.

Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e cefaléia. A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas sem a necessidade de tratamento médico. No entanto, nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de quadros clínicos especiais, o caso pode se complicar e gerar outras doenças graves, como a pneumonia bacteriana ou levando até mesmo ao óbito.

De acordo com o governo, 1.794 pessoas foram internadas no ano passado em decorrência de complicações da gripe e 326 morreram. A cepa H1N1 foi a que provocou o maior número de óbitos (163), seguido do H3N2 (105). Para prevenção dessa doença existe a vacina e todo ano o Governo faz a campanha da vacinação contra a gripe que tem um impacto muito grande na redução da mortalidade causada por essa doença.

A campanha de vacinação contra a gripe de 2015, já começou e vai até o dia 22 de maio. A meta deste ano é imunizar 49 milhões de pessoas. Indicada para a população em geral, porém a dose gratuita disponibilizada nos postos de saúde são para as pessoas que fazem parte do grupo vulnerável que são as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional, além da população indígena.

A dose via injeção, protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. A vacina é contraindicada a pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores e a quem tem algum tipo de alergia grave à proteína do ovo, uma vez que a dose é produzida em embriões de galinha.  A vacina usada na campanha contra a gripe é segura e bem tolerada. Em poucos casos, podem ocorrer manifestações de dor no local da injeção ou endurecimento. Além disso, as pessoas que não tiveram contato anterior com os antígenos – substâncias que provocam a formação de anticorpos específicos – podem apresentar mal-estar, mialgia ou febre. Todas estas ocorrências tendem a desaparecer em 48 horas. E a imunização dura cerca de 6 a 12 meses.

Fonte: G1, clicrbs e Portal Brasil

sábado, 9 de maio de 2015

Alongamento melhora qualidade de vida da terceira idade.

Com o passar dos anos é normal que a flexibilidade e elasticidade do nosso corpo diminuam.  Por isso o alongamento pelo menos três vezes ao dia, respeitando os limites do corpo, é recomendado para a terceira idade, pois provoca bem estar e retarda o processo natural de encurtamento dos músculos.

O alongamento é fundamental para qualidade de vida e aptidão física da terceira idade. Pois reduz as tensões e rigidez muscular ao mesmo tempo em que relaxa. Estimula o cérebro a se exercitar também. Embora não seja um exercício que aumenta a frequência cardíaca, o alongamento estimula o metabolismo, combate inflamações e melhora a capacidade cognitiva do nosso organismo.

Atividades simples do dia a dia, como estender roupas, amarrar os sapatos e subir escadas com o passar do tempo podem se tornar mais difíceis, e o alongamento diário pode prevenir que isso aconteça ou retardar esse processo. Alongar vai contra o declínio natural do nosso corpo, por isso quem estica o corpo todos os dias pode ter mais disposição e uma aparência mais jovem.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), para um envelhecimento saudável devemos seguir três pilares e o alongamento está entre eles, seguido de musculação e atividades aeróbicas.  Recomenda-se que esses exercícios sejam feitos pelo menos 30 minutos em cinco dias da semana.