domingo, 28 de dezembro de 2014

Atividade física na terceira idade


Além dos benefícios convencionais que a maioria das pessoas conhecem, pesquisas recentes revelam novos benefícios e motivos importantes de praticar atividades físicas na terceira idade.

Os exercícios físicos além de manter podem aumentar áreas dos cérebros de idosos. Estudo mostra que idosos que praticaram seis meses de atividades físicas, tiveram aumento nas áreas relacionadas ao raciocínio e memória no cérebro, o que é muito bom para o idoso, já que o processo de envelhecimento está relacionado a diminuição de estruturas do cérebro.

O treinamento com pesos em idosos também mostrou melhora nas estruturas cerebrais ligadas à cognição e à coordenação motora, o que é importante para evitar quedas. Além de os músculos e ossos ficarem mais fortes. E a prática de exercício aeróbico regular melhora a qualidade do sono e o humor, pois a maioria das pessoas passa por um estágio de relaxamento após os exercícios. Isso acontece pela maior produção de endorfinas durante a atividade física. Há também aumento na produção de melatonina, um hormônio envolvido diretamente com a boa qualidade do sono.

Os diabéticos que se exercitam regularmente têm uma taxa menor de complicações relacionadas à doença, como a retinopatia diabética, que acomete a retina em diabéticos não controlados. E muitos estudos em andamento têm mostrado que a prática de esportes é boa até mesmo nos diagnósticos de Alzheimer ou Parkinson.
 
Danielle Renck
Luciano Chaves

 

Fonte: Zero Hora
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário