quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

História da Fisioterapia X Geriatria


O avanço das pesquisas mundiais incentivou um grupo de médicos brasileiros a criarem em meados de 1950 as primeiras jornadas em geriatria. Somente em 1962, doze anos depois, foram realizados os primeiros cursos de extensão universitária sobre o envelhecimento. No mesmo ano, é fundada a Sociedade Brasileira de Geriatria (SBG), no Rio de Janeiro, deixando de fora todos profissionais não médicos que atuavam com o segmento idoso. Em 1968, com a nomeação de profissionais não médicos a SBG passou denominar-se Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Nesta época, em 1969, a fisioterapia estava sendo regulamentada no Brasil, pelo decreto-lei n. 938, deliberando a atividade como profissão que necessita de formação de nível superior.
Na geriatria, a primeira residência médica instalou-se em 1976 na PUCRS. No mesmo ano se deu a criação do Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG), também na PUCRS. Somente em 2002 a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), fundou o segundo IGG do pais.
Em 1979, surgiu o primeiro curso de especialização em gerontologia do pais, no Instituto Sede Sapientiae, em São Paulo, aberto a profissionais de diferentes formações.
Podemos observar que o estudo sobre o envelhecimento é recente no Brasil, sendo considerado por muitos pesquisadores como uma “ciência muito jovem”. No entanto, percebemos que a fisioterapia é mais recente ainda. Muitas  universidades não dispõe em sua grade curricular a disciplina de geriatria e gerontologia nos cursos de fisioterapia.
 A primeira especialização de fisioterapia em geriatria e gerontologia surgiu em 2008, no CBES/POA. Atualmente, há poucas escolas (CBES, INSPIRAR...) de pós-graduação em fisioterapia que disponibilizam essa especialização.
A capacidade funcional constitui o determinante primário das necessidades diárias das pessoas idosas. O movimento normal é elemento primordial para a funcionalidade do indivíduo. Talvez, neste ponto, que a fisioterapia adentra na geriatria, pois é essa a profissão que tem como escopo a preservação ou reabilitação do movimento humano.
A história da fisioterapia geriátrica é recente, tão recente que ainda está em construção, sendo nós (fisioterapeutas) os arquitetos desta obra

Nenhum comentário:

Postar um comentário